Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, janeiro 31, 2022

 

NESTE DIA

Há 2 anos

31/Janeiro/2020

 

VIVA PORTUGAL! PÁTRIA QUERIDA!

 

EM TEMPO (31/Janeiro/2022) DE TRAGÉDIA PANDÉMICA,

SOFRIMENTO E TRISTEZA, CELEBRANDO A VIDA

E O QUE NELA PREDOMINA DE SENTIDO HUMANITÁRIO,

SINGULARIDADE E MODALIDADES DIVERSIFICADAS DE

UM ESPECÍFICO SERVIÇO CÍVICO DE BRASILINO GODINHO

Por Brasilino Godinho

 

01. A jornalista Margarida Vale escreveu em 2017 a crónica UM HOMEM SINGULAR.

Referia-se à pessoa Brasilino Godinho.

Tinha razão! Como ainda não fui clonado – não hei dado palpite, não desejo, nem espero sê-lo – e vindo ao ponto que julgo apreender, estou convencido que não haverá no planeta Terra um qualquer outro Brasilino Godinho. Pois serei exemplar único…

02. E se essa intrínseca condição decorre da configuração física e de expressivas manifestações de espírito mui peculiares, também me impõe deveres e cuidados que não me deslustrem na comunidade onde estou inserido e no mundo onde repercutiu ou repercute notícia da minha existência; por sinal e demonstrações várias, algo multifacetada. Afinal, obrigações que desejo revertam em benefícios para a sociedade.

03. Por outro lado e além de Margarida Vale, muitos mais jornalistas (e eu mesmo) têm feito relatos sobre as diversas singularidades da vida de Brasilino Godinho, que dão azo a reforço da credibilidade de a figura brasiliana ser singular. Aliás, até parece que tenho sido colecionador de múltiplas singularidades.

Pelo que aqui e agora, não vai chover no molhado; como diria o brasileiro “amigo da onça”.

04. Todavia, persiste em Brasilino Godinho a particularidade de se rever insistentemente no desempenho de um voluntário e gracioso serviço cívico que se representa como contributo válido à sociedade e especialmente direcionado aos jovens e extensivo numa abrangente complementaridade urbi et orbi, além-fronteiras.

Pois que é sua firme convicção de que essa disposição de espírito e afirmação de soberana vontade - decorrente do inédito e algo valorizado percurso académico de Brasilino Godinho, iniciado com 77 anos de idade - se reveste de grande interesse público.

05. Um interesse público, também cultural, de tal brasiliana actuação de sentido cívico, poder ser avaliada cientificamente num contexto analítico em que se entrelacem: sociologia, antropologia, e pedagogia – o que, certamente, lhe confere maior amplitude de acolhimento: quer na área do Ensino; quer de benefício dos jovens e até de proveito dos adultos.

06. O serviço cívico de Brasilino Godinho configura-se em duas modalidades de realização ou melhor dizendo: em dois modus faciendi. Ou seja:

- Primeira modalidade - o percurso universitário iniciado aos 77anos de idade (20 de Outubro de 2008) com a prestação de provas de acesso à Universidade de Aveiro, classificadas com 17 valores e terminado a 05 de Julho de 2017 com a aprovação de dois cursos: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, ramo Português/Espanhol, com 15 valores (Dezembro de 2012) e Doutoramento em Estudos Culturais, pelas Universidades de Aveiro e do Minho, com aprovação unânime do júri do acto académico, realizado a 05 de Julho de 2017. Também obtido em 16 de Setembro de 2013 o Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais (Universidades de Aveiro e do Minho) com a classificação de 16 valores.

A primeira modalidade, em que se processou o referido serviço cívico da brasiliana criatura, traduziu-se per se no todo percurso universitário de Brasilino Godinho; o qual, foi descrito na obra VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO; da qual sou autor, editada pela Edições Esgotadas, 2018.

-Segunda modalidade – a divulgação em Portugal e nalguns países do que foi o percurso académico, seu tempo (8 anos de duração) e os resultados classificativos dos términos dos cursos. Extensa e pormenorizada divulgação feita pelos órgãos de Comunicação Social e por crónicas de Brasilino Godinho.

07. Por motivo de que muitíssima matéria da octogenária existência brasiliana já foi amplamente divulgada pelos jornais, revistas, rádios, blogues, internet e televisões, órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros, nos anos de 2012, 2013, 2017, 2018, 2019, 2020, versando sobre os percursos de vida e universitário de Brasilino Godinho, dispenso-me de aqui me alongar em citações e considerações.

Realçarei que a entrada na Universidade aos 77 anos de idade correspondeu ao cumprimento do desígnio de entrar na Universidade, que me impus na adolescência e que prossegui, inquebrantavelmente, sem desfalecimento, durante 60 amos – só em 2008 me foi possível concretizá-lo.

08. Relativamente à segunda modalidade, cumpre-me informar que tem inteiro cabimento, dado que reputo do maior interesse e desejável alcance, sempre no meu persistente propósito, de que o caso pessoal de sucesso de Brasilino Godinho se constitua e se apresente como emblemático incentivo e paradigma inspirador dos jovens e mesmo dos adultos na prossecução e concretização dos seus anseios e programas existenciais.

E sendo esse o factor determinante que me inspira e motiva é também a razão de me envolver na divulgação que venho efectuando dos meus currículos de vida e académico.

09. Haverá quem diga: está assim procedendo por vaidade e para ter fama.

Direi, simplesmente, o seguinte: cinquenta anos de exercício profissional como técnico projectista de engenharia rodoviária (sem ter frequência de cursos médio e superior de engenharia civil) com dezenas de projectos de obras executadas em diversos locais do continente português e com o relevo e grande projecção que foram dados ao cidadão Brasilino Godinho, a quando da sua Licenciatura e do seu Doutoramento; já sou figura pública em Portugal há muitos anos e tenho quanto baste de notoriedade e de bom acolhimento do público.

10. Mas se eu, mais do que ninguém, quero que o meu caso seja inspiração e incentivo para o maior número de estudantes e pessoas do meu país; e uma vez que, da parte das entidades oficiais que superintendem no Ensino e na Educação tem havido desinteresse por essa pedagógica e aliciante perspetivação; certamente que não se estranhará que procure fazer chegar aos eventuais e indistintos interessados informação sobre o mesmo. Desejo ardentemente, que bom proveito lhes faça.

11. E isto que precede escrito - no que concerne ao aspecto inédito do invulgar ingresso de Brasilino Godinho na Universidade com tão avançada idade (77 anos) e aos seus êxitos universitários (com Licenciatura aos 81 e Doutoramento aos 85 anos, e o brilho de boas classificações); e aqueloutra circunstância de, pelo ex-Magnífico Reitor Manuel Assunção, então em exercício, ter sido classificado como um dos melhores alunos da Universidade de Aveiro, segundo citação dos jornais; por muito que desagrade ao Governo, aos Ministérios da Educação e do Ensino Superior, incomode e cause inveja a algumas pessoas - não faculta espaço ou pretexto para qualquer margem de dúvidas quanto ao seu valor intrínseco. Pelo contrário, ilustra e documenta um importante serviço cívico que tem sido e continuará sendo prestado, em termos da mencionada segunda modalidade, à Nação.

Assinalo: especialmente apontado ao objectivo de proporcionar um influente clima de regular e profícuo rendimento escolar dos jovens estudantes de todos os graus de Ensino em Portugal.

12. Finalmente, devo e posso asseverar que prosseguirei o propósito aqui evidenciado.

A BEM DOS ESTUDANTES! A BEM DA NAÇÃO! 

A BEM DE PORTUGAL!

VIVA PORTUGAL! PÁTRIA QUERIDA!