Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, abril 22, 2021

 

NESTE DIA

Há 1 ano

22 de Abril de 2020

 

A BRASILIANA CRIATURA FACE AO

MAGNIFICENTE ETERNO FEMININO

Por Brasilino Godinho

 

Introdução

Ser humano, tenaz praticante da higiene mental, fraterno, responsável e irreverente quanto baste que - de imediato, assinalo para desfazer dúvidas e malquerenças - não tem parentesco com extraterrestres, porventura vagueando pelo território nacional disfarçados de turistas…, imunes ao famigerado vírus que se instalou em Portugal; obviamente possuído de faculdades de alma que a todas as horas e dias são postas à prova nos desempenhos vários da vivência quotidiana; esta, sempre em constante variação de circunstâncias, experiências, afectos e estados de espírito; e estes, por vezes, bastantes penosos como os que são despertos pela actual calamidade virulenta e a que venho dando referências, comentários e advertências generalizadas a toda a comunidade portuguesa; hei considerado a necessidade de facultar ao público uma alternativa de leitura que, pelo seu teor de suave expressão, suscite algum agrado e o preenchimento do recomendável, profiláctico, hiato na abordagem dos noticiários diários sobre a situação sanitária do país afectada pela maldita Covid-19 que tanto aflige os cidadãos.

Para o efeito enunciado no precedente parágrafo, decidi abordar um tema que me é muitíssimo caro e que julgo despertará alguma curiosidade ou mesmo interesse pela forma e abrangência que esteja ao meu alcance evidenciar.

 

O tema, que para mim é muito aliciante, está expresso no título:

A BRASILIANA CRIATURA FACE AO

MAGNIFICENTE ETERNO FEMININO

 

E na obra:

UM DIA DESCI À CIDADE…

 

Surpreso, deslumbrado, encontrei-me com o mundo e… comigo próprio.

Então, nas indeterminadas esquinas da vida, repartidas por largos espaços a ela adjacentes, meus passos se cruzaram com as eternas Graças – as adoradas deusas, filhas de Júpiter e de Vénus; as quais, em todos os tempos e lugares, encarnaram o encanto feminino – e, ainda hoje, desta sorte continuam, por mercê dos Deuses, seus pais e para felicidade de cada um de nós.

De tudo isso, sobressai o perene fascínio pela Mulher e por todas as inolvidáveis manifestações e particularidades do seu Ser, que adornam a vida terrena; e, em sobreposição individual, prevalecendo, o espírito irrequieto e apaixonado que me é adstrito, me submete a expressão e me condiciona a vontade, influenciando – definitivamente – os meus procedimentos. E porque não dizê-lo? Me deleita a mente e me ajuda e incentiva a ser fiel às grandes causas do Amor, da Liberdade, da Igualdade, da Fraternidade e do Progresso da Humanidade.

Aliás – vale a pena referi-lo – tais origens e motivações, em mim, despertam reacções e sentimentos naturalmente transpostos para um discurso (e escrita) que desejo consonante com a harmonização poética.

(In UM DIA DESCI À CIDADE…, Brasilino Godinho, p. 11, 2001)

POESIA – é das artes, a que melhor expressa um traço de união entre a realidade que vivemos compartilhada em sociedade – tal como a interpretamos – e o mundo do imaginário que existe em cada um de nós.

Na poesia há, sempre, uma mensagem: seja de beleza, de alegria, ou de tristeza, de exaltação ou de ironia, de tragédia ou de amor.

(In UM DIA DESCI À CIDADE…, Brasilino Godinho, p. 13, 2001)

 

Legenda:

Foto do casal Luísa Maria Albernaz Tápia Godinho e Brasilino Costa Godinho, que expressa eloquentemente a consistência das afirmações brasilianas que aqui a precedem.