Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, junho 20, 2019


MEU PERSISTENTE SENTIR IMPERATIVO DE SERVIÇO PÚBLICO

Brasilino Godinho

Verdade de Senhor de La Palice é que não sou um super-homem. Cidadão com dilatadas dezenas de anos de cadastro existencial sem qualquer averbamento criminal, sou possuidor de virtudes, qualidades, atributos, conhecimentos, pecados, defeitos, debilidades e ignorâncias, como qualquer circunspecto indígena português.
Porém, hei protagonizado ocorrências algo invulgares que em certos casos tiveram grande divulgação pública em Portugal e nalguns países; nomeadamente, o meu percurso universitário iniciado a 20 de Outubro de 2008, aos 77 anos de idade e terminado aos 85 anos, com a obtenção de uma Licenciatura e de um Doutoramento pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Desde que me reconheço como ser pensante, a partir dos 8 anos, que tomei interesse pelo mundo em que estou inserido; o que, na adolescência, terá sido factor determinante para, ao compasso do tempo, acompanhar atentamente as vivências da sociedade portuguesa, da sociedade brasileira e da sociedade espanhola; sem descurar atenção aos acontecimentos mundiais desenrolados nos cinco continentes.
A título de curiosidade refiro que durante a Segunda Guerra Mundial seguia tão interessado as evoluções da política internacional e das operações bélicas nas diferentes frentes de operações bélicas na Europa, na África e no Extremo-Oriente, que – frequentemente - sustentava acesas discussões com adultos; o que lhes causava espanto; até pela razão de que, geralmente, estava melhor informado do que eles.
Isto escrito para dar a conhecer aos meus leitores e eventuais apoiantes da minha candidatura a deputado à Assembleia da República, de que, com tais antecedentes e hábitos cívicos e intelectuais, forçosamente, eu teria de ser cidadão muito interessado na situação da nação portuguesa; no acompanhamento da Administração Pública; na análise das políticas prosseguidas pelos governos; nas apreciações com sentido de rigor e de isenção das actividades parlamentares e, na actualidade, com extrema acuidade no estado de degradação geral e muito abrangente de Portugal.
E como decorrência de meu sempre latente estado de espírito e de um persistente sentir imperativo de serviço público a prestar em prol do povo sofredor e vilipendiado deste desafortunado país, sobremodo evidenciado nas precárias condições de sobrevivência das faixas etárias (jovens e idosos, estes designados em plena Assembleia da República, como “Peste Grisalha), tomei resolutamente a decisão de avançar com candidatura a deputado da Assembleia da República – o que aconteceu a 27 de Maio de 2019.
Formalizei o propósito com anúncio público e a divulgação de uma mensagem dirigida aos secretariados dos quatro maiores partidos representados na Assembleia da República, indagando da disponibilidade que algum manifestaria em incluir o meu nome na sua lista de candidatos; visto que o N.º1, do Artigo 151, da Constituição da República Portuguesa, impõe a obrigatoriedade da inclusão dos cidadãos na lista de um partido – só os partidos podem apresentar candidatos.
Confrontado com esta blindagem constitucional a minha candidatura só terá viabilidade se algum partido, proceder como se fosse barriga de aluguer.
Presentemente, o único dado que possuo sobre a hipótese que hei colocado é que nenhum dos partidos contactados, se dignou dar-me qualquer resposta, incluindo a simples indicação de ter recepcionado a mensagem – o que sobreleva da crescente desvalorização dos valores educacionais que se verifica na sociedade portuguesa.
Resta-me anunciar que irei reiterar a indagação junto dos dois maiores partidos por considerar que serão, talvez, os que mais possibilidades terão para satisfazer a pretensão de Brasilino Godinho ser candidato a deputado como representante da “Peste Grisalha” de que, orgulhosamente, é parte integrante.